Comparações entre o R-PAS e o SC na pontuação da qualidade formal das respostas ao teste de Rorschach

Comparisons between R-PAS and SC in Rorschach test response formal quality scores

Autores

  • Vitor Lucas Franco

Palavras-chave:

Psicologia Tomista, Testes psicológicos , Protocolos terapêuticos

Resumo

Neste trabalho, apresentamos nosso Projeto de Dissertação de Mestrado na Universidade
São Francisco (Campinas-SP), acrescido de considerações sobre aportes que o enfoque
aristotélico-tomista pode fornecer ao nosso estudo. O projeto de dissertação é uma
investigação acerca da variável Qualidade Formal (Formal Quality, doravante FQ), que
se refere à percepção da realidade no sujeito avaliado. O estudo será desenvolvido a partir
do questionamento acerca de qual sistema do Rorschach tem maior precisão da predição
do FQ em suas classificações (o), (u) e (-). O estudo será realizado através da comparação
do Sistema Compreensivo (SC) e do Sistema de Avaliação de Performance (R-PAS).
Partiu-se da hipótese de que o R-PAS possui melhor predição nas classificações do FQ,
uma vez que é a atualização do sistema anterior e possui vasta literatura acadêmica que
converge, a nível mundial, para evidências consolidadas. O estudo pretende alcançar o
seu objetivo através da seguinte metodologia: a partir de um banco de dados
preestabelecido de 200 protocolos, serão recodificados os 100 protocolos no SC e os 100
protocolos no R-PAS, os quais contêm 50 pacientes e 50 não pacientes cada. A análise
de dados será realizada de forma informatizada através de um software. Será utilizado o
Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) a partir das orientações de Cicchetti; o teste
t de Student, para amostras de médias independentes e regressão logística, e para as
comparações de tamanho de efeito se utilizará o D de Cohen. As conclusões encontradas
irão basear o progresso do instrumento e uma melhor utilização da variável FQ, e assim
se estimulará para que mais pesquisadores se debrucem sobre a eficácia do instrumento.
Com base nessas conclusões, procuraremos desenvolver os aportes aristotélico-tomistas
que as fundamentam, bem como aplicações genéricas aos estudos de avaliação
psicológica.

Downloads

Publicado

2024-06-15