Hylomorphism and Brain Death

Hilemorfismo e morte cerebral

Autores

  • Mark K. Spencer

Palavras-chave:

Hylomorphism, Thomistic Aristotelianism, brain death, criteria for death, /Hilemorfismo, Aristotelismo Tomista, morte cerebral, critérios para a morte

Resumo

Médicos e filósofos debatem qual é o critério adequado para a morte, isto é, quais sinais empíricos indicam que uma pessoa humana deixa de existir. Este artigo considera esse debate à luz da concepção aristotélico-tomista ou hilemórfica da pessoa humana, a visão segundo a qual somos compostos de matéria e forma intelectual. Após apresentar e defender as principais ideias dessa metafísica, especialmente as afirmações de que a alma é a forma da matéria de um organismo vivo, o telos dessa matéria e o motor do corpo, o artigo desenvolve uma explicação hilemórfica da morte como perda de funcionamento, organização e teleologia. Em seguida, considera questões da unidade e persistência da alma e a ideia do órgão primário. As visões de outros hilemorfistas sobre a morte cerebral e os critérios circulatório-respiratórios para a morte são consideradas, juntamente com os experimentos mentais frequentemente empregados por filósofos para considerar esses critérios, especialmente os experimentos mentais de transplante de cérebro de Alan Shewmon. O artigo, em última análise, afirma que, na visão hilemorfista, em situações normais o melhor critério para a morte é a cessação da capacidade de circulação do sangue oxigenado e rico em nutrientes, não a cessação do funcionamento de todo o cérebro. O hilemorfista também pode resolver os experimentos mentais de Shewmon sem tratar um transplante cerebral da mesma forma que um estado vegetativo persistente ou o estado de morte cerebral total, e sem encontrar os problemas metafísicos nos quais outras metafísicas da pessoa humana se enquadram. 

Abstract

Medical practitioners and philosophers both debate what the proper criterion for death is, that is, what empirical signs indicate that a human person ceases to be. This paper considers that debate in light of the Aristotelian-Thomistic or hylomorphic conception of the human person, the view on which we are composites of matter and intellectual soul. After presenting and defending the main ideas of this metaphysics, especially the claims that the soul is the form of an organism’s matter, the telos of that matter, and the motor of the body, the paper develops a hylomorphic account of death as loss of functioning, organization, and teleology. It then considers issues of the unity and persistence of the soul, and the idea of the primary organ. The views of other hylomorphists on the brain death and circulatory-respiratory criteria for death are considered, along with the thought experiments often employed by philosophers to consider these criteria, especially Alan Shewmon’s cerebrum transplant thought experiments. The paper ultimately contends that, on a hylomorphist view, the in normal situations the best criterion for death is the cessation of the capacity for circulation of oxygenated nutrient-bearing blood, not the cessation of functioning of the whole brain. The hylomorphist can also solve Shewmon’s thought experiments, without treating a cerebrum transplant in the same way as a persistent vegetative state or the state of whole brain death, and without encountering the metaphysical problems into which other metaphysics of the human person fall.

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Publicado

2025-10-15